A semana que começou com o ápice da discussão sobre a prévia censura a biografias não autorizadas (que tem entre seus defensores grandes magnatas da chamada MPB como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Roberto Carlos e Chico Buarque, que um dia já lutaram contra a mesma censura que agora defendem), terminou com a carismática Ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, exigindo que a Polícia Federal encontre o responsável e tire do ar o blog de humor "Joselito Müller: Jornalismo Destemido".
A história começou com as imagens que dominaram a internet essa semana, mostrando um policial baleando um assaltante que havia acabado de roubar uma moto, com a vítima filmando toda a ação. Como o pessoal dos chamados "direitos humanos" é especialista em condenar ações de policiais e proteger criminosos perigosos, a piada já estava praticamente pronta e o blog do Joselito apenas se encarregou de postá-la. O texto humorístico noticiou que a ministra Maria do Rosário estaria indignada com a ação do policial e com pena do bandido baleado. Algumas pessoas dotadas de pouca inteligência tomaram a notícia como verdadeira e espalharam pelas redes sociais críticas pouco construtivas direcionadas à ministra, que ao invés de ficar indignada com analfabetismo funcional do povo brasileiro, decidiu direcionar sua ira ao anônimo blogueiro responsável pela piada. Aliás, o blog deixa bem claro que todas as notícias postadas lá são falsas e que não passam de piadas.
Após a repercussão negativa de sua atitude a favor da censura do blog, a ministra tentou se justificar: “Sou defensora plena da liberdade de expressão, mas a manipulação é inadmissível” (o velho argumento do "sou contra a censura, desde que o assunto não me contrarie").
Chega a ser surpreendente constatar a falta de senso de humor da ministra Maria do Rosário... Logo ela que sempre transmite uma imagem carismática e irradia felicidade através de suas fotos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário